Exposições e eventos
Informações
20 de novembro de 2024 até 23 de novembro de 2024A partir das 11h
Gratuito
Presencial
Programação Especial | Dia da Consciência NegraProgramação Presencial | Gratuita
O Dia Nacional da Consciência Negra marca a luta desta comunidade contra o racismo no Brasil, país com a maior população negra fora do continente africano, mas que ainda carrega diversas marcas de discriminação desde o período de colonização. Em consonância com as celebrações deste dia, o Museu da Imigração realizará uma programação especial que ressalta e celebra a riqueza cultural, contemporânea e ancestral, oriunda da heranças negra, africana e afro-brasileira através da história e da culinária. O dia contará com diversas atividades e, também a bilheteria do museu será gratuita.
Programação:
11h | Visita "Territórios Negros"
Local: Sala da Maquete
Inscrição: 15 minutos antes da atividade | Vagas limitadas
“Com o fim da escravidão no Brasil, surge a figura do imigrante como substituto da mão de obra nas fazendas de café”. Esta é uma frase que sempre ouvimos quando se trata deste período, mas que deixa uma série de lacunas sobre o que de fato aconteceu com a população negra no pós-abolição. A visita temática “Territórios negros”, propõe uma reflexão sobre a memória negra e seus caminhos no passado e na contemporaneidade. Essas visitas também ocorrerão no sábado seguinte, dia 23 de novembro, às 11h e às 15.
13h | Contação de Histórias
Local: Sala de Leitura Infantil
Inscrição: Sem inscrição | Mediante lotação do espaço
No mês da Consciência Negra, o Educativo no MI apresenta a contação de histórias “Contos Africanos”, com narrativas que entrelaçam passado e presente e falam de forma lúdica sobre ancestralidade, cultura e resistência dos povos africanos.
14h | Oficina de acarajé + degustação com chefe Christovam Cardoso
Local: Jardim do Museu
Inscrição: 15 minutos antes da atividade
Venha aprender a preparar o autêntico acarajé baiano com o renomado chefe de cozinha Christovam Cardoso, do restaurante Tabuleiro do Chefe, especializado em culinária baiana, fundador do restaurante. Nesta oficina, o chef vai compartilhar não apenas as técnicas para fazer esse prato tradicional, mas também as ricas histórias por trás do acarajé, explorando as raízes da culinária afro-brasileira e sua importância cultural e histórica para a comunidade negra. Em um espaço de aprendizado e reflexão, vamos discutir o papel da gastronomia na preservação e fortalecimento da identidade negra no Brasil. Ao final da atividade, cada participante terá a oportunidade de degustar um acarajé completo. Além disso, o chef também estará vndendo acarajés no museu para que todos possam saborear essa iguaria tão especial.
+ Informações:
Data: Quarta, 20 de novembro
Horário: A partir das 11h
Inscrições: 15 minutos antes da atividade | Vagas limitadas
Valor: Gratuito
Aviso: Essas atividades são destinadas ao público espontâneo; logo, grupos interessados e vinculados a alguma instituição, deverão procurar o núcleo educativo para um outro tipo de atendimento.
Compartilhe