Exposições e eventos

Informações
12 de abril de 2025 até 12 de julho de 2025Das 10h às 11h30
Gratuito
Inscrições pelo e-mail museudaimigracao@museudaimigracao.org.br
Presencial
Clube do LivroSe você se interessa em participar do nosso Clube do Livro, já está na hora de começar a leitura! A primeira edição do Clube do Livro do Museu da Imigração tem como tema a literatura africana produzida por mulheres negras, de Gana, Zimbábue e Senegal. A curadoria dos livros foi realizada pela professora, escritora e pesquisadora Maria Carolina Casati (@encruzilinhas), que também será a mediadora dos encontros mensais. Deslocamento, identidade, pertencimento e escrevivência são os temas principais presentes nas leituras e que serão abordados nas discussões em grupo.
Como funciona?
Os encontros acontecem no segundo sábado de cada mês* (de abril a julho), das 10h às 11h30, e cada edição será dedicada à leitura e discussão de um livro específico.
Cronograma de encontros
📅 12/4 – O caminho de casa, Yaa Gyasi (Ed. Rocco)
📅 10/5 – Condições nervosas, Tsitsi Dangarembga (Ed. Kapulana)
📅 14/6 – Precisamos de novos nomes, NoViolet Bulawayo (Ed. Biblioteca Azul)
📅 26/7 – O ventre do Atlântico, Fatou Diome (Ed. Malê)
*excepcionalmente no mês de julho o encontro será realizado no quarto sábado, dia 26/07.
Quem pode participar?
O clube é aberto a todas as pessoas interessadas por literatura que aborda os temas de escrevivência, fabulação crítica, identidade, interseccionalidade e narrativas de deslocamento.
Sobre a mediadora
Os encontros serão conduzidos por Maria Carolina Casati, mulher negra, mãe, professora, escritora. Atualmente cursa o doutorado na EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política, no qual desenvolve pesquisa de história oral com brasileiras negras que se relacionam com homens italianos numa perspectiva escrevivente. Curadora do circuito gato sem rabo, é idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância.
+ Informações:
Público-alvo: Leitores de pensadoras negras, professores e estudantes, pessoas interessadas em narrativas de deslocamento e identidade.
Inscrições: As inscrições são gratuitas e limitadas a 40 vagas. Para se inscrever, basta mandar um e-mail para cursos@museudaimigracao.org.br
Importante: Não é necessário ter lido os livros para participar dos encontros, a única exigência é a inscrição pelo e-mail, que pode ser realizada a qualquer momento até o final do ciclo, enquanto houver vagas.
Participe dessa experiência literária e venha compartilhar reflexões conosco!
Compartilhe